2016-03-05

Uma praga chamada “BULLYING”



Um tipo de crime que tem assolado a humanidade de forma alarmante, é o Bullying. Pode atingir adultos, mas assola principalmente crianças e adolescentes. Este tipo de crime pode acontecer em qualquer ambiente: trabalho, casa, escola, igreja, etc
A Igreja de Cristo, atua em campo minado, e para que esta não sofra detrimento devem seus membros como bons soldados de Cristo, andarem vigilantes e jamais descuidados do porte das armas espirituais conforme recomenda a Palavra de Deus na carta do apóstolo Paulo aos Efésios 6:10-18
A pré-escola, Ensino fundamental e Ensino superior é o caminho pelo qual vocês (adolescentes e jovens) percorrerá a fim de crescer e se aprimorar a cada dia, dando sequência ao “ciclo da vida” – sendo este um dos períodos, reversíveis ou irreversíveis, do desenvolvimento social.
- “Na pré-escola, período letivo que antecede a alfabetização, e no qual a criança recebe, geralmente de forma lúdica, as primeiras noções de língua e matemática”.

- “Ensino fundamental - o que é ministrado em dois ciclos: o primeiro, da primeira à quarta série (antigo ensino primário.) e o segundo, da quinta à oitava série (antigo ensino ginasial”).

-
“Nas instituições de ensino superior que mantêm diversas modalidades de habilitação, o ciclo comum a todos os cursos de determinadas áreas, que precede os estudos profissionais de graduação, e que visa à recuperação de insuficiências evidenciadas pelo vestibular e à aquisição de conhecimentos fundamentais para “CICLOS ULTERIORES”; primeiro ciclo de graduação”.

E é exatamente nesta conceituada instituição pós-berço e que dá sequência a “amamentação adequada” para os nossos filhos que este adversário tem atuado na tentativa de deturpar a mente desses seres “indefesos” e que no afã de descobrirem novidades e mostrarem que são capazes ficam vulneráveis á estas tentações.

Estas tentações têm se fortalecido atualmente através do BULLYING que é uma forma inglesa que define os mais diversos modos da pessoa ofender o amedrontar a outra. Esta prática diabólica tem acontecido muito nas escolas, entre os alunos, e é uma forma em que os alunos agridem seus colegas, subestimando uns aos outros e com as mais diversas formas de provocações com ofensas, colocando apelidos feios, com discriminação, intimidando com ameaças repetidas, enfim aterrorizando uns aos outros de forma que leva os mais fracos a não se alimentar adequadamente, a não dormir, causando transtornos psíquicos e consequentemente o prejuízo no aprendizado – do outro lado estão, pais de alunos e educadores empenhados no sentido de pelo menos minimizar esta situação que a cada dia se propaga mais, não só nas escolas públicas, mas também nas particulares, entretanto, todos os esforços destes pais e educadores tem sido em vão.
As formas dessas agressões têm sido disseminadas através de sites de relacionamento na internet, telefone fixo, mensagem via telefone celular, verbalmente, e de cara a cara e também com agressões físicas.
As escolas que não contam com intervenções efetivas contra o BULLYING, torna-se totalmente contaminada. Atingindo todos os alunos, sem exceção, todos são afetados de forma negativa, e com isto, nenhum está isento da mudança comportamental, passando a experimentar sentimentos de ansiedade, angústia e medo. Excetuando-se alguns que testemunham, as situações de BULLYING, e percebendo que o comportamento agressivo não trás nenhuma conseqüência, aceitam passivamente esta prática.

Maneiras pelas quais os alunos se envolvem com o Bullying


Seja qual for a atuação de cada aluno, algumas características podem ser destacadas, como relacionadas aos papeis que venham a representar:

- alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING;
- alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING;

- autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING;

- testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem são praticantes de Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.

É bom saber que as escolas não são formadoras de praticantes de BULLYING. Essa prática infernal é acentuada sim, nas escolas, onde o aluno vai interagir com muitos outros, mas, esse comportamento o aluno traz de casa – aprendem no seio da família desestruturada, onde palavras de agressividade não são poupadas entre os próprios pais, onde irmãos vivem em pé de guerra, onde a paz de Cristo não reina; para cada caso uma questiúncula – normalmente a criança já vai para a escola com o caráter agressivo formado. O BULLYING é um dos motivos que contribuem para crianças e adolescentes irem para a escola armados com faca, espeto de pau, gilete, estilete, e até mesmo com arma de fogo – A FORMAÇÃO DO CARÁTER DO INDIVÍDUO DEPENDE, FUNDAMENTALMENTE, DO EXEMPLO OU MODELO FAMILIAR QUE RECEBE DURANTE O SEU DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA, AO LADO DO PAPAI, DA MAMÃE E DOS IRMÃOS, VOVÔ, VOVÓ, TITIO, TITIA, PRIMOS E PRIMAS. Indubitavelmente, na escola a criança irá desempenhar o modo de vida que aprendeu em casa com seus familiares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário