2017-04-21

4 Escolas de Interpretação do Apocalipse


A maioria das diferentes escolas de interpretação pode ser entendida na forma em que seu método explica o tempo. Os Preteristas afirmam que a maior parte do Apocalipse tem sua principal referência no passado. Os Futuristas declaram que a maior parte do livro ainda deverá ter cumprimento futuro. Os Historicistas estão seguros de que o livro foi cumprido parcialmente no passado, está ainda tendo cumprimento no presente, e somente se cumprirá plenamente no futuro.
A escola Idealista rejeita todas essas três escolas. O idealista diz que essas três escolas são por demais específicas ao interpretar os símbolos proféticos e busca um método de interpretação mais espiritual, filosófico ou poético.

 

Escola Idealista

A Escola Idealista de interpretação julga que o livro de Apocalipse é somente para ensinar verdades espirituais que podem ser aplicadas a todas as situações (ou serem delas derivadas).
Contudo, é difícil ver um propósito no livro de Apocalipse se for somente um retrato detalhado de princípios encontrados noutras partes. Se tais princípios já foram ensinados claramente, por que agora se apresentam em forma tão misteriosa?
Incoerências do Idealismo
Absoluta coerência é impossível para o Idealismo, tanto quanto para todas as outras escolas. O Apocalipse descreve a segunda vinda de Cristo. Se esse for um evento histórico real, por que alguns dos retratos dos eventos do Apocalipse antes disso também são históricos?

Escola Preterista

O Preterismo é a metodologia mais popular para o exame do Apocalipse entre os eruditos críticos. Essa escola é também conhecida como a contemporânea-histórica.
Os preteristas entendem que as principais profecias do livro do Apocalipse cumpriram-se na destruição de Jerusalém (em 70 AD) e na queda do Império Romano.
A força do Preterismo é que se baseia em considerável montante de verdade: o livro de Apocalipse de João deve ter feito sentido para os seus primeiros leitores, seus contemporâneos. Que pastor escreveria uma carta para o seu rebanho que não tivesse imediato significado para essas ovelhas?
Protesto Contra o Preterismo
O principal defeito do Preterismo é que parece deixar a igreja ao longo das era sem direção específica.
A fraqueza do Preterismo é sua limitação terminal. Obviamente os juízos preditos não se cumpriram, e conquanto figurativamente se possa interpretar a conquista do mundo por Cristo e o retrato de um juízo final, nada disso ainda apareceu.

A Escola Futurista

O Futurismo situa-se no outro extremo da interpretação, com relação ao Preterismo. O Futurismo acredita que o livro de Apocalipse, com a possível exceção dos três primeiros capítulos, aplica-se totalmente ao futuro. O Futurismo aponta à tribulação final da igreja e é, portanto especialmente dirigido aos crentes nos primeiros últimos anos da história. Digo “especialmente” porque nenhum futurista nega o valor presente das promessas e princípios achados na profecia.
Futurismo e Literalismo
Os futuristas tendem a ser literalistas. Seguem a regra de que todas as declarações proféticas devem ser interpretadas literalmente a menos que evidência contextual, ou o bom senso, tornem esse procedimento impossível.
As objeções ao Futurismo são de que torna o livro de Apocalipse de pouco valor para a maioria dos cristãos no que se refere ao desenrolar da maior parte da história.

A Escola Histórica

O Historicismo é o método de interpretação da profecia que declara que o livro do Apocalipse é um histórico profético da igreja e do mundo, desde o tempo de João até o segundo advento.
As predições dadas no livro do Apocalipse não são somente movimentos gerais na história, declara o Historicismo. Mesmo eventos específicos são preditos. Isso inclui a identificação de datas reais do calendário.
Hoje, somente um pequeno número de eruditos protestantes são conhecidos como historicistas. Esses eruditos se acham somente em grupos isolados. Os mais conhecidos dentre tais grupos são os membros do Adventismo do Sétimo Dia.
Que concluiremos a respeito das várias escolas de interpretação? Somos gratos a Deus por elas todas! Todas as escolas têm a verdade, bem como problemas. Devemos ver essas várias escolas e metodologias como reflexões fragmentadas da verdade integral. Assim, devemos “afirmar o que é afirmado, mas negar as negações”.

Fonte: http://www.institutodeteologialogos.com.br/blog/4-escolas-de-interpretacao-do-apocalipse/

Nenhum comentário:

Postar um comentário