2016-03-05

O Filho Pródigo


Lucas 15:11-32
Jesus contou uma história acerca de um filho, neste caso o mais novo dos dois que o pai tinha, que não gostava dos regulamentos de seu pai e por isso resolveu abandonar o lar. Ele foi ao pai e pediu-lhe dinheiro. O pai não queria que ele fosse embora, mas o filho resolvera ir. Assim o pai lhe deu dinheiro. A princípio o rapaz possuía muito dinheiro, e logo formou um grupo de novos amigos. Ele gastava dinheiro com festas para todos os seus amigos e com outros prazeres. Mas pouco tempo depois, ele gastou todo o seu dinheiro.
Então, seus amigos não eram mais seus amigos. Sem dinheiro e sem amigos, o rapaz não tinha lugar para ficar nem alimento para comer.  Logo ele estava faminto; assim começou a procurar trabalho. Finalmente, ele foi a uma fazenda de criação de porcos. O fazendeiro lhe deu um trabalho: alimentar os porcos. Era um trabalho horrível! Os porcos eram imundos e cheiravam mal, e se alimentavam de bolotas. O rapaz, porém, estava com tanta fome, que pensou em comer do alimento dos porcos!  O rapaz começou a pensar em sua vida. Começou a perceber o que fizera de errado.
Pensou em seu pai e em seu lar. Ninguém na casa do pai vivia do jeito que ele estava vivendo. Mesmo os servos que eram pagos para trabalhar para o pai tinham abundância de alimento para comer. O filho pensou consigo mesmo: Eu não tenho sido um bom filho. Não mereço que meu pai me receba de volta, Mas talvez me deixe trabalhar para ele. Eu preciso voltar e pedir que meu pai me deixe ser um de seus servos. Assim, o rapaz deixou os porcos imundos e seu alimento, e começou a longa viagem de volta para a casa do pai.
Mas estando ele ainda longe da casa, o pai o viu e correu-lhe ao encontro. Ele estava tão feliz por ver o filho! O filho tentou dizer ao pai que não tinha sido um bom filho, e que ele no o considerasse mais como filho, mas o pai não quis nem ouvir. Ele abraçou e beijou o filho. Ordenou a seu servo que trouxesse as melhores roupas e sapatos para o filho. Então disse ao servo para preparar o melhor alimento e também uma festa para celebrar a volta do filho ao lar. Jesus está sempre pronto a nos perdoar. Ele deseja levar embora todas as coisas más que fazemos. Ele deseja nos ajudar a fazermos o que é correto. Quando realmente nós nos entristecemos pelo que fazemos de errado e Lhe pedimos perdão. 
Dicionário:
BOLOTA: é um fruto produzido pela azinheira, pelo carvalho e pelo sobreiro, árvores da família do carvalho;
PRÓDIGO: Que ou aquele que dissipa seus bens, gasta mais do que o necessário; gastador, esbanjador,
Analisando
O pai do rapaz ficou zangado com ele pelas coisas más que ele fizera?
Ele ainda amava o filho?
Como vocês sabem?
Justamente como aquele pai amava seu filho e o perdoou:

DEUS SEMPRE ESTÁ PRONTO A NOS PERDOAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário