2016-03-05

ESAÚ E JACÓ



Isaque e Rebeca tiveram 2 filhos gêmeos, mas bem diferentes - vamos ver suas características em Gênesis 25.25-27:
  • Esaú - peludo, caçador, ruivo, o preferido de Isaque.
  • Jacó - liso, agricultor, o preferido de Rebeca.

O nome de Esaú significa "peludo", enquanto Jacó significa "suplantador, vencedor". Infelizmente, como veremos adiante, Jacó quis suplantar seu irmão pelos meios errados, desviando-se da vontade de Deus para sua vida e trazendo sobre si inúmeros problemas que poderiam perfeitamente ser evitados.

Quando buscamos interesses próprios acima de qualquer norma de conduta ou ética, erramos tremendamente!

Afinal, o que Jacó fez de errado?

1. Aproveitou-se da fraqueza de seu irmão - vamos ler detalhes em Gênesis 25.29-34. Naquela época, o direito de primogenitura (o primogênito, ou o filho mais velho) era muito importante. Quando morria o pai, recebia ele porção dobrada na distribuição dos bens de família (Dt 21.17). Esaú, por ter nascido primeiro, era que detinha este direito, mas Jacó comprou-o por um valor aviltante, injusto. A injustiça é uma das causas de grandes problemas nas famílias, em nossos relacionamentos e no mundo atual. O cristão deve extirpar de sua conduta a injustiça e a exploração das fraquezas dos outros para obter vantagem. Ex: pressionar alguém para fazer algo que não deseja, fazer um negócio injusto - receber muito dinheiro por algo que vale pouco, etc.

2. Mentiu descaradamente - leia os detalhes em Gênesis 27.6-10, 18-19 e 24. Jacó e Rebeca se aliaram para enganar Isaque, que nesta época estava cego  (Gn 27.1). A mentira é um pecado especialmente incentivado por Satanás, é ele o pai da mentira (João 8.44). Definitivamente, nós não precisamos de qualquer desonestidade para recebermos as bênçãos de Deus! A mentira e o engano são destruidoras da confiança, da fidelidade e das verdadeiras amizades, além de ser nitidamente contrário à vontade de Deus.

As conseqüências dos pecados de Jacó: ódio, brigas na família, separação, tristeza Gn 27.4145.
O pecado sempre traz conseqüências, ainda que não sejam imediatas.

Reflita: 

a) O que você tem feito que o afasta de ter paz com Deus e com outros (familiares, parentes, amigos, colegas de escola)?
b) Você já eliminou o pecado da mentira da sua vida?
c) Quem pode ajudá-lo na luta contra o pecado? (O Espírito Santo, Gl 5.22-25).


"Se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!" - Provérbios 1.10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário