2015-09-14

Como morreram os doze discípulos de Jesus?

A perseguição aos cristãos deflagra a partir da morte de Estêvão, pois até aquele momento havia somente uma oposição aos ensinamentos de Jesus. A açoites ali e acolá, mas nada que levasse a morte. A pregação de Estêvão foi tão radical para os judeus que a única forma encontrada para frear a propagação das palavras dele era acusá-lo de blasfêmia, o que era passível de morte.
Dali em diante na tentativa de frear a propagação do Evangelho, uma sucessão de mortes acontecem. Muitos seguidores de Jesus fugiram para fora de Jerusalém, indo para Antioquia (uma cidade da atual Turquia), o que foi bom, pois desta fuga de Jerusalém é que foi possível a pregação do Evangelho nas cidades vizinhas. Isto você pode ler em Atos 11.

Depois deste resumo de como se inicia a perseguição ao Evangelho, veremos agora como morreram os doze discípulos de Jesus. Lembrando sempre do contexto, já explicado nos dois primeiros parágrafos.

André:

André foi um dos primeiros discípulos de Cristo! Segundo alguns livros consultados, sua morte aconteceu na Grécia, durante o reinado de Trajano. André foi crucificado em uma cruz em forma de X.

Bartolomeu:

Bartolomeu foi apresentado a Jesus pelo apostolo Filipe. Segundo alguns livros consultados, depois de viajar a Índia para pregar o evangelho, converteu a muitos naquela região. Sua morte, aconteceu quando os sacerdotes daquela região sentiram inveja de Bartolomeu e conseguiram ordens para retirar sua pele e separar a cabeça de seu corpo.

Filipe:

Conta uma tradição que ele morreu crucificado de cabeça para Baixo aos 87 anos, em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano.

Judas:

Segundo alguns relatos, Judas foi martirizados cruelmente quando estava na Pérsia. Judas foi morto a golpe de machado desferido por sacerdotes simplesmente por não adorar à deusa Diana.

João:

João foi o único discípulo de Cristo a morrer de morte natural, mais precisamente de velhice. João morreu em Éfeso.

Mateus:

Ainda à muitas divergências sobre sua morte. Segundo alguns livros consultados, Mateus foi decapitado, em outras fontes Mateus foi apedrejado e queimado na Etiópia.

Tiago, filho de Zebedeu:

Foi preso juntamente com Pedro, e decapitado por ordem do rei Herodes Agripa (At 12,2).

Tiago, irmão de Jesus:

Segundo os historiadores Hegesipo, Clemente de Alexandria e o hebreu Flavius Josephus, o apóstolo teria sido condenado por se recusar a denunciar os cristãos, sendo apedrejado até a morte, por ordem do corpo religioso do Templo, dirigido pelo sumo sacerdote Ananias.

Tomé:

Consta que foi martirizado e morto pelo rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, onde fica o monte São Tomé e a catedral de mesmo nome, supostamente local de seu sepultamento. Historiadores acreditam que o apóstolo foi morto alvejado por lanças, quando orava.

Pedro:

Foi executado por ordem do imperador, no mesmo ano de Paulo e pelo mesmo motivo, mas em ocasiões diferentes. Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

Simão:

Não existe muitas informações sobre sua morte, mas segundo uma notícia de Egésipo, o apóstolo teria sofrido o martírio durante o império de Trajano, contando já com a avançada idade de 120 anos.

Judas:

Conta Mateus (27:3-10), que ele se arrependeu amargamente depois que viu a crucificação de Jesus, jogou as 30 moedas aos pés dos sacerdotes e em seguida, dominado pelo remorso, suicidou-se enforcando-se numa figueira. Também segundo a tradição, os sacerdotes pegaram o dinheiro e compraram um terreno para servir de cemitério aos estrangeiros, sendo posteriormente chamado de Campo do Sangue.

Matias:

Poucos relatos existem sobre sua vida, mas a tradição diz que ele morreu martirizado e decapitado em Colchis, perto do Mar Negro.
A história de cada um desses discípulos nós inspira a sermos como eles: Fiéis até o fim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário